
Brincar na rua é uma atividade cada vez menos comum. Mas porque motivo está isto a acontecer se os benefícios são tantos? Recorde alguns já de seguida!

– Ajuda na produção de Vitamina D
A Vitamina D ajuda na absorção do cálcio no nosso organismo e também na regulação na regulação do sistema imunitário e cardiovascular. A exposição solar ajuda na produção de vitamina D pelo nosso corpo, por isso aproveite as horas de menor calor para deixar as crianças brincarem ao ar livre e sem protetor para fortalecer o seu organismo!
– Estimula o desenvolvimento da motricidade grossa, a resiliência e a criatividade
Entende-se por motricidade grossa o controlo corporal no seu todo: postura, equilíbrio estático e dinâmico. Saltar, correr ou jogar à bola são as atividades essenciais no estímulo do desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Além disso, correr riscos, enfrentar conflitos (entre os pares) e geri-los enquanto se brinca promove um adulto mais confiante, resiliente e criativo.
– Potenciam um melhor sono
As crianças são as melhores a respeitar a expressão do “aproveitar o momento”, uma vez cá fora elas agarram a oportunidade para se divertir e esgotam todas as suas energias! E nesse caso a necessidade de descansar e de reposição de energia está aumentada.
– Aumenta o respeito pela natureza e pelo espaço público
Brincar ao ar livre reforça o sentimento de pertença e na criação de laços entre pessoas. Além disso, as crianças que brincam tendo a natureza por perto, tendem a ter uma maior compreensão e respeito pela mesma.